28 de fevereiro de 2010

Quais os tipos de videojogos que existem?

À medida que a tecnologia foi evoluindo, também foram os videojogos e consequentemente os tipos de videojogos. Estes dividem-se em várias categorias:

.Acção/Arcade:
- First Person Shooters (FPS) - Simulações 3D na 1ª pessoa, onde o jogador, munido de uma arma, confronta inimigos virtuais (I.A. – Inteligência Artificial) ou inimigos reais (outros jogadores).
- Third Person Shooters (TPS) – Simulações 3D na 3ª pessoa, sendo a jogabilidade praticamente igual aos FPS, residindo a diferença no facto de se poder visualizar o personagem jogável.
- Luta - Jogos que representam maioritariamente a luta corpo a corpo e/ou com algum tipo de arma, sendo o objectivo principal pôr o seu oponente (humano ou CPU - computador) KO (knock-out).
- Tácticos – FPS/TPS onde a componente principal para resolução dos objectivos do jogo é a melhor ou pior abordagem táctica à situação com a qual o jogador é confrontado.
- Stealth – Jogo semelhante aos FPS/TPS, mas em que a componente principal é realizar missões/tarefas de causando o mínimo possível de distúrbios no universo do jogo, evitando ser detectado.
Simulação – Jogos em que são simuladas situações da vida real ou imaginária onde o jogador tem o poder de interagir com estas ou viver experiencias fisicamente inacessíveis. Estas podem representar situações de desporto, de condução, de voo ou de gestão.

.Estratégia:
- Estratégia em Tempo Real (RTS) – Jogos onde o jogador tem de construir e gerir um império, por via de estratégias relacionadas com logística, gestão de recursos e unidades.

- Táctica em Tempo Real (RTT) – Jogos onde o jogador tem como objectivo a eliminação do(s) adversário(s) através de tácticas e gestão de unidades de combate. A diferença reside que este tipo de jogo se centra na vitória face ao adversário, enquanto o RTS para além deste objectivo tem também o objectivo de criar e manter um império.

.A-Life – Vida Artificial – O jogador cria e educa uma ou mais criaturas com inteligência artificial evolutiva, interagindo com elas e com o ambiente em que estão inseridas.

.Aventura/RPG – Jogo onde o jogador encarna uma personagem num universo, e tem de controlar as suas acções, sendo estas determinantes para o desenrolar da história. Normalmente há uma missão que o personagem tem de completar, tanto por interacção com outras personagens do universo, como pela execução de missões secundárias.

.Massive Multiplayer Online Role-PLaying Games - (MMORPGs) – Jogos de aventura Online, onde vários jogadores de qualquer parte do mundo podem partilhar o mesmo universo, todos interagindo em tempo real e trabalhando para a resolução de uma missão comum.

.Puzzle – Jogos em que o objectivo principal é completar um puzzle segundo regras variadas, seja em modo singleplayer, contra o computador ou um adversário humano, pela internet ou no mesmo computador.

.Jogos de Tabuleiro ou de Cartas – Réplicas informáticas de jogos tradicionais de tabuleiro ou de cartas, com a possibilidade de jogar contra a I.A. do computador ou adversários online.

.Educativos – Jogos que proporcionam, pela actividade lúdica, a aprendizagem de conceitos novos e o desenvolvimento cognitivo do jogador.

.Plataformas – Jogo em que a progressão é feita pela maior ou menor destreza na deslocação por entre plataformas. A evolução é feita ao longo de vários níveis, cada um correspondendo a uma ou mais plataformas.

Sem comentários:

Enviar um comentário