8 de março de 2010

Porque é que os jovens jogam videojogos?


Quando caracterizamos uma música, um livro, um filme ou um videojogo, mais do que uma obra de arte, consideramo-los entretenimento. Assim, tal como o nome indica a principal função dos videojogos é entreter o jogador.

Mas, o que é que leva os jovens a preferir muitas vezes os jogos aos filmes ou livros? A resposta é o papel activo que os videojogos permitem o jogador ter. É a capacidade de intervir, interagir com os acontecimentos em jogo que tanto atrai os jovens. Assim, esta sensação de controlo e de poder, leva os jogadores a dispor cada vez mais tempo do seu escasso tempo livre para os videojogos.

É impossível negar a diversão que os videojogos oferecem. Mais do que o próprio videojogo, os jovens jogam pela experiência que o jogo cria. A adrenalina, o desafio mental, fazem com que o jovem não pare de jogar. Ao interpretar o jogo como um desafio, o jogador motiva-se, tentando alcançar a sensação de realização, a sensação de ter atingido o objectivo, de ter vencido o jogo, a satisfação máxima que um jogo pode oferecer. Mas não é só desta forma que os jogos devem ser encarados.

Os videojogos devem ser também considerados um mundo alternativo. Um mundo onde os jovens gostam de se refugiar aquando da existência de problemas. Nos videojogos, os jovens podem encarnar as personagens que eles quiserem, podem fazer o quiserem dentro dos limites do jogo, Contudo, podemos considerar que os jogos não tem limite. A criatividade dos criadores continua a inovar e a descobrir novas formas de atrair os jovens, de os aliciar e sobretudo de os entreter. Assim, podemos afirmar que os videojogos são como o mundo dos sonhos. O local onde podemos ser quem sempre sonhámos. É, no entanto, necessário manter-nos conscientes de que um videojogo não passa disso mesmo, de um jogo, para que se possa evitar vícios ou imitações de comportamentos observados nos jogos (temas que serão mais tarde abordados).

Visto que estamos falar das formas de encarar um jogo, é importante referir os factores sociais que certos tipos de jogos possuem, que captam a atenção de muitos jovens. Os videojogos com componente online são aqueles que oferecem uma maior possibilidade de interacção social virtual. Jovens solitários, ou tímidos, podem quebrar esses impedimentos, porque o jogo lhe confere a possibilidade de encarar uma personagem, desinibindo-o. Deste modo, um jovem que na realidade, dificilmente teria amigos, através do jogo consegue ter uma espécie de relação social.

Entre muitos outros factores, estes são aqueles que mais atraem os jovens para os videojogos. Estes são aqueles que se demonstram comuns à maior parte dos jogadores, não menosprezando assim de maneira nenhuma, qualquer outra razão que leve alguém a jogar.

Imagem gentilmente cedida por: João Maria Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário